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Aprenda a usar endomarketing em seu call center para gestão de pessoas

Se você trabalha com comunicação empresarial, é bem provável que já tenha ouvido falar em endomarketing ou marketing interno. Trata-se do processo de desenvolver ações que engajem os funcionários com os processos organizacionais.

Aprenda a usar endomarketing em seu call center para gestão de pessoas

Se você trabalha com comunicação empresarial, é bem provável que já tenha ouvido falar em endomarketing ou marketing interno. Trata-se do processo de desenvolver ações que engajem os funcionários com os processos organizacionais.

Mas você sabe como desenvolver o endomarketing nas empresas? É sobre esse assunto que falaremos neste post. Não deixe de acompanhar nos tópicos a seguir!
 

O que é endomarketing e como ele pode influenciar nas atividades dentro da empresa?

Wilson Cerqueira é um dos principais estudiosos do endomarketing no Brasil e autor do livro “Endomarketing: educação e cultura para a qualidade”. Para ele, essa prática é embasada em três grandes pilares: autoestima, empatia e afetividade.

Dessa forma, ao desenvolver ações de endomarketing nas empresas, deve-se atrair a atenção dos funcionários, para que eles tenham mais interesse e envolvimento com a empresa. Assim, os valores e interesses da cultura organizacional poderão ser alinhados com os dos colaboradores. Tudo isso levando em consideração os pilares de Cerqueira.
 

Como desenvolver ações de endomarketing nas empresas?

Para desenvolver ações de endomarketing nas empresas, existem algumas táticas que podem ser postas em prática. Veja quais são elas nos tópicos a seguir!
 

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional deve ser feita anualmente e precisa mensurar qual é o nível médio de satisfação dos funcionários com a empresa. A partir disso, se desenvolvem as ações seguintes, visando aumentar a satisfação dos colaboradores.
 

Políticas de incentivo

No endomarketing, devem ser criadas políticas de incentivo para que os colaboradores se sintam mais satisfeitos na empresa. Podem ser desenvolvidos, por exemplo, programas de sugestões de melhorias, que deem prêmios para as melhores ideias.
 

Fortalecimento da comunicação interna

Sempre que uma ação de endomarketing for desenvolvida, ela deve ter como foco o fortalecimento da comunicação interna. A ideia é incentivar cada vez mais os colaboradores a terem uma cultura participativa.
 

Ambiente inovador

Para que o endomarketing se efetive de forma mais eficiente, deve-se criar um ambiente inovador nas organizações. O velho modelo hierárquico em forma de pirâmide, com os diretores ocupando o topo e os demais colaboradores as posições mais baixas, está em desuso.

As novas gerações, que já estão no mercado de trabalho, preferem um modelo em que todos são tratados de igual para igual. Em um call center, por exemplo, isso é muito valorizado, até mesmo pelo layout desse tipo de empresa.
 

Quais são as principais vantagens no endomarketing nas empresas?

Uma empresa que desenvolve ações de endomarketing no seu dia a dia obtém uma série de vantagens. As principais delas são as seguintes:
 

O endomarketing nas empresas pode ser adotado em qualquer setor de atuação. No caso dos call centers, as técnicas podem servir para que os colaboradores se sintam mais valorizados e certamente isso transparecerá para os clientes que serão atendidos pelos operadores.

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15 de Mar de 2019
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