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Pesquisa de Satisfação em 4 etapas

Conhecer o comportamento ou pensamento dos consumidores é fundamental para todos os tipos de empresa. Afinal, a partir disso, a organização pode implementar melhorias em seus processos com o objetivo de aumentar a satisfação dos seus clientes.

Pesquisa de Satisfação em 4 etapas

Conhecer o comportamento ou pensamento dos consumidores é fundamental para todos os tipos de empresa. Afinal, a partir disso, a organização pode implementar melhorias em seus processos com o objetivo de aumentar a satisfação dos seus clientes.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com o objetivo de apresentar algumas dicas sobre como fazer uma pesquisa de satisfação com o seu cliente. Por isso, não deixe de conferir.
 

Defina qual o objetivo da pesquisa

Em primeiro lugar, busque definir qual é o objetivo da pesquisa de satisfação. Por exemplo, o objetivo é verificar a satisfação do cliente com relação ao atendimento da empresa ou a experiência do cliente com seus produtos ou serviços?

Sabendo disso, fica mais fácil, sem dúvida, elaborar e realizar uma pesquisa de satisfação que possa atender perfeitamente seus objetivos. Inclusive, é com base nisso que a sua equipe poderá desenvolver perguntas claras, objetivas e condizentes com seus interesses.
 

Identifique o melhor momento para realizar a pesquisa

Outro ponto essencial para realizar a pesquisa de satisfação com seus clientes é saber o melhor momento para fazer isso. Normalmente, saber disso depende necessariamente do objetivo de sua pesquisa.

Se a sua pesquisa tem por objetivo avaliar a satisfação do cliente com relação ao atendimento de sua empresa por exemplo, neste caso é recomendado que a pesquisa seja feita após o atendimento. Por outro lado, se o objetivo é avaliar a experiência do cliente com o uso de um produto ou serviço, talvez o ideal seja a pesquisa dentro de um prazo maior, como 20 ou 30 dias após a compra da solução pelo cliente.
 

Estabeleça a linguagem e o meio de abordagem

É fundamental conhecer bem o cliente, isso ajuda a estabelecer a melhor abordagem e meio para realizar a pesquisa de satisfação.

Saber como abordar o cliente é essencial para que ele se sinta à vontade e conectado aos seus interesses. Um exemplo é adotar uma linguagem mais amigável na pesquisa, caso sua empresa tenha uma aproximação melhor com o cliente.

Busque também o melhor meio para realizar a pesquisa de satisfação do cliente. Atualmente, existem diversos meios para que realize isso, como e-mail, telefone, redes sociais etc. É importante selecionar um meio em que seu cliente se sinta à vontade para responder às suas perguntas.
 

Defina qual será a amostra da população para sua pesquisa de satisfação

Por fim, como última dica, defina qual será a amostra da população que fará parte de sua pesquisa. Geralmente, a amostra é de 10% do número total dos seus clientes.

Nesse contexto, o limite é realizar a pesquisa com no mínimo 10% do número total dos seus clientes, para que assim os resultados reflitam realmente o comportamento dos seus consumidores.

Em síntese, para fazer uma boa pesquisa de satisfação com os seus clientes, é importante seguir alguns passos, a exemplo dos que destacamos neste conteúdo.

Você sabia que pode usar a telefonia IP para realizar sua pesquisa de satisfação com os clientes de sua empresa? Acesse nosso site e conheça melhor nossa solução.

15 de Dez de 2021
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